No princípio, o empresário cria o sonho de ter uma empresa. Esse sonho é informe e confuso. As trevas do receio de iniciar a atividade empresária no Brasil cobrem seus planos.
Até que o empresário diz: “Faça-se o contrato social“. E o contrato social foi feito, expressando tudo o que deveria acontecer nas cláusulas e resguardando-o das trevas do fracasso na gestão da sociedade.
Guardadas as devidas – e gigantescas – proporções entre a criação da vida e a criação de uma empresa, podemos dizer que o contrato social é meio pelo qual o universo de um empreendimento ganha forma.
É no contrato social onde as pessoas componentes, os lugares, os valores, os princípios, as proibições e as consequências dentro do mundo da empresa são criadas e definidas pelo empresário.
Sabemos, porém, que, sempre que um ser humano tenta brincar de Deus, a coisa tende a desandar. Por isso, como todo cuidado é pouco, além dos 7 erros que você não pode cometer ao elaborar um contrato social – tema já abordado em um outro artigo do nosso blog –, separamos um conteúdo basilar neste texto, onde você irá descobrir tudo o que é mais relevante na hora de criar um contrato social.
O que é, onde vive, do que se alimenta e qual a função no mundo empresarial do contrato social? Tudo fará parte dessa nossa jornada do início da vida empresarial, que começa agora.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!